Centro de Suporte Acadêmico

Pedalada pela sustentabilidade na UFF marca Acolhimento Estudantil 2018

 

Com o objetivo não só de superar os obstáculos econômicos enfrentados nos últimos anos pelas universidades públicas federais, como também de cuidar do nosso planeta, a UFF lançou no final de 2017 o Plano de Gestão Logística Sustentável (PLS). O sucesso da iniciativa depende do compromisso de toda a comunidade acadêmica em ações que visem à economia de recursos, em especial os naturais. Sendo assim, no intuito de mobilizar servidores, alunos e professores, a universidade realizará a primeira campanha com foco no consumo responsável e inteligente, “UFF Sustentável: seja um agente consciente”, estruturada em três fases distintas, que dizem respeito à redução do uso de energia, água e materiais administrativos, como papel, tinta, copos descartáveis e outros. Nesse sentido, ao longo do ano, diferentes ações serão realizadas junto à comunidade universitária.

 

A UFF é hoje uma liderança nas ações de desenvolvimento sustentável, pautada nos pilares social, econômico e ambiental. Isso decorre do envolvimento de toda nossa comunidade em prol de uma universidade arrojada e responsável”, Antonio Claudio da Nóbrega.

 

O plano será apresentado à população durante o Programa de Acolhimento Estudantil 2018 (PAE), que será realizado no dia 16 de março, sexta-feira, a partir das 9h, na quadra do Instituto de Educação Física, Campus do Gragoatá. Na ocasião, como forma de motivar e fortalecer o engajamento ao PLS, será realizada uma pedalada musical passando por alguns campi da UFF e com a participação de técnicos, docentes, alunos e da comunidade externa. A atividade será promovida em parceria com o Coletivo Pedal Sonoro, grupo que reúne mais de 100 ciclistas ativistas de todas as idades e que defendem a criação de ciclovias e rotas compartilhadas em Niterói, bem como incentivam a utilização da bicicleta como meio de transporte sustentável. Todos os interessados estão convidados a participarem, basta trazer a bicicleta. A concentração será a partir das 16h, no jardim da Reitoria, e das 17h, saindo da frente da tenda do Acolhimento Estudantil no campus Gragoatá.

 

 

PLS

O plano busca atingir seis metas importantes para o equilíbrio das contas e a mudança de hábitos que colaboram para o desperdício na UFF: incentivar ações de eficiência energética nas edificações da universidade, estimular o consumo racional dos recursos naturais e bens públicos, garantir a gestão integrada dos resíduos consumidos, inclusive o descarte correto no meio ambiente, melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho e nos demais Campi espalhados no Estado, promover ações de sensibilização e capacitação, bem como viabilizar a implementação de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na administração universitária.

De acordo com Deise Faria Nunes, chefe da Seção Administrativa do Gabinete do Reitor e Presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade, o PLS é um trabalho inovador na área de gestão. “Pretendemos envolver todos os setores da universidade. Nessa primeira etapa vários deles já caminham ao encontro do uso sustentável dos recursos, entre eles a Superintendência de Comunicação Social (SCS), a Superintendência de Documentação (SDC), além do curso de Ciência Ambiental e a Faculdade de Engenharia”, explicou.

Segundo a presidente, além dos próprios integrantes, muitos servidores estão colaborando com o trabalho da comissão. “A campanha UFF Sustentável é mais uma forma dos servidores terem consciência das suas responsabilidades junto ao meio ambiente e a sociedade. E a nossa expectativa é que nos próximos meses toda a comunidade esteja envolvida”, esclareceu Deise, ressaltando que a economia de recursos com a implantação do PLS está baseada em metas pré-estabelecidas. “Para cada eixo há um objetivo de consumo sustentável com percentuais diferentes a serem atingidos”, acrescentou.

“A UFF é hoje uma liderança nas ações de desenvolvimento sustentável, pautada nos pilares social, econômico e ambiental. Isso decorre do envolvimento de toda nossa comunidade em prol de uma universidade arrojada e responsável”, enfatizou o vice-reitor, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

O Plano de Logística Sustentável foi constituído de forma participativa através de audiências públicas – sendo uma em Niterói e 10 nas unidades fora da sede – para que seja elaborado um documento executável por toda comunidade universitária, sendo estendido a todos os campi da UFF. “É certo que algumas metas podem não ser alcançadas, por esse motivo o monitoramento das ações será constante pela Comissão Permanente de Sustentabilidade (CPS) e ao final de um ano será elaborado um relatório contendo os resultados alcançados”, acrescentou Deise. Todos os resultados dos trabalhos são divulgados no site e no Facebook.

PAE 2018

 

O Programa de Acolhimento Estudantil, tradição na UFF em sua 11ª edição, é o primeiro contato do estudante com o universo acadêmico, onde ele encontra informações essenciais para quem está entrando em um novo ambiente. A iniciativa traz em sua programação a tradicional gincana de integração, que, desta vez, terá uma nova prova: o touro mecânico. E na feira de informações, além de uma tenda com atividades esportivas e culturais, terá o Projeto de Esporte e Lazer da Cidade, o núcleo de informações jurídicas da Faculdade de Direito, bem como a oficina de capoeira e outras intervenções artísticas. O PAE é realizado duas vezes no ano, no inicio de cada semestre.

De acordo com a coordenadora do programa, Renata Feitoza, o espaço da universidade é muito diferente do escolar, muitos estudantes chegam “perdidos”, sem saber como funcionam as coisas. “No momento do Acolhimento, nós levamos a eles informações sobre a graduação, bolsas e outras oportunidades que a UFF oferece”, esclareceu.

“Reunimos também no local estudantes veteranos, professores e funcionários com o foco na  integração dos jovens, não só com os seus colegas, mas também entre os vários cursos da universidade. Eles participam durante todo o dia de diversas atividades lúdicas e, ao final, premiamos os três melhores cursos e a melhor torcida. É uma grande festa!”, comemorou Renata.

O Projeto Conheça a UFF, iniciativa da Superintendência de Comunicação Social (SCS), apresentará a instituição aos alunos das escolas do ensino médio. Após o evento, os participantes visitarão a feira e farão parte das torcidas dos cursos durante a gincana. Estima-se a presença de aproximadamente 400 jovens, oriundos de escolas públicas e privadas.

A organização do PAE, em parceria com o Hemorio, fará diversas intervenções de conscientização sobre a importância da doação de sangue e receberão os alimentos arrecadados em uma das provas da gincana.

Os cursos interessados ou representações estudantis que queiram participar do PAE 2018 terão até esta sexta-feira, dia 2 de março, para inscrição na gincana e apresentação de projetos. As atividades programadas irão até as 17h.

 

Fonte: www.uff.br

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content