Centro de Suporte Acadêmico

UFF oferece oficinas de futsal em parceria com o Programa de Esporte de Lazer da Cidade

O Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) é uma iniciativa do Ministério do Esporte junto com a UFF e, desde 2016, está aproximando a comunidade e a universidade através de oficinas de esporte e Cineclube, realizadas no Núcleo da Faculdade de Direito.

Uma das atividades que compõem o nú- cleo é o futsal e conta com um público diversificado, misturando estudantes e moradores do bairro do Ingá.

De acordo com o agente social Iago Iguatemy, instrutor da modalidade, as turmas de futsal são mistas, mas existe uma proposta de compor um time feminino, dependendo da demanda das inscrições. Os treinos são focados no lazer e no incentivo à prática de atividades físicas. Iago contou também que caso uma turma opte por treinos técnicos, ele pode atender à demanda, mas frisou que a modalidade, caracterizada como um esporte aeróbico, que melhora o condicionamento físico, proporciona também noções de trabalho em equipe, ética e respeito. “Incentiva a todo o momento o reconhecimento do outro tanto como companheiro de equipe ou adversário, além de perceber a necessidade do outro para o desenvolvimento da prática em questão”, completa o instrutor.

Iago falou também sobre a importância de iniciativas como essa que a UFF está oferecendo à comunidade: “o projeto abre as portas para cupação do espaço público, a universida- 7 de, um espaço que por direito é da população, mas, muitas vezes, por diversos motivos, não são explorados como devem ser. A possibilidade de um projeto funcionar em suas dependências mostra que a universidade não só abre as portas, como se movimenta para que essa ocupação realmente aconteça.”

O futsal pode ser praticado por qualquer pessoa, porém, quem possui problemas médicos, tais como doenças cardíacas e problemas que possam gerar desconforto físico, devem consultar as restrições com o seu médico.

As atividades acontecem toda segunda e quarta, das 14h às 15h e das 15h às 16h, na quadra da Faculdade de Direito. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para pelcuffdireito@gmail.com e solicitar o formulário de inscrição.

Fonte: Boletim Estudantil. 18ª Ed. Fev/18